No campo do direito médico, seja no âmbito público ou privado, há uma série de questões sensíveis que podem e devem ser submetidas aos Tribunais, seja pela necessidade de receber um tratamento pertinente ou para analisar a conduta de uma entidade ou profissional de saúde.
No caso de serviço de saúde público, independente de sua condição financeira, o paciente pode e deve requerer ao Tribunal que qualquer tratamento necessário seja disponibilizado pelo governo, por meio do SUS, como garantido pela constituição federal.
Já no caso de serviço de saúde privado, esse requerimento é mais relacionado aos pedidos negados sem fundamento por parte dos convênios e planos de saúde.
Além disso, há casos de erros ou negligência por parte de profissionais de saúde, clínicas, instituições médicas, laboratórios, hospitais, etc que também podem ser levadas ao Tribunal.
Por outro lado, instituições e profissionais da saúde também devem se defender de injustas ações para não arcarem com pagamentos de indenizações que costumam ser altas, além de todo o desgaste emocional e de imagem.
Assim, é indispensável a orientação técnica jurídica especializada a fim de proteger instituições e profissionais de saúde, assim como os pacientes, já que boa parte da legislação não é tão clara, objetiva, ou é pouco conhecida pelo público geral.
Por estas razões, demandas ligadas a especialidade do Direito Médico e da Saúde, trazem à tona sentimentos que por muitas vezes se traduzem em expectativa e frustração, conquista e perda e, em geral, vida ou morte, sendo necessário confiar no profissional desta área para representá-lo da forma mais técnica, transparente e confiável possível.
E é desta forma que agimos com nossos clientes, passando-lhes sempre um panorama sério, real, atualizado, fundamentado, consistente e estritamente técnico, informando-os sobre todos os possíveis riscos e benefícios das demandas que podem ser ajuizadas, agindo de forma consultiva, preventiva e se preciso for, litigiosa.